Problemas oculares na infância são muito comuns. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica, cerca de 60% das causas de cegueira ou de grave sequela visual infantil podem ser prevenidos ou tratáveis quando detectadas precocemente. O que muita gente não sabe é que cerca de 90% do desenvolvimento da visão ocorrem até os dois anos de idade. Quando a alteração ocular não é corrigida na infância, acarreta prejuízos para o resto da vida. As duas principais causas de cegueira evitável no Brasil são a catarata e a falta de óculos.

No Distrito Federal, a Lei Distrital 4.189, de 2008, tornou obrigatório a realização do “Teste do Olhinho” nos recém-nascidos nas unidades da Rede Pública de Saúde do Distrito Federal.

“O teste do olhinho vai me dizer se essa criança tem alguma opacificação no meio, alguma coisa que tá impedindo a luz de seguir o caminho natural dela dentro do olho. Se tiver algum problema impedindo ela terá que ser tratada antes dos dois anos para que a luz comece a fazer a função de estímulo para que as conexões cerebrais se forme. Quando esta criança é tratada após os dois anos de idade ela jamais vai conseguir ter uma visão perfeita, informa o oftalmologista Dr. Hilton Medeiros.

Caso a sua cidade não tenha o teste, o médico dá uma dica fácil: basta tirar foto da criança e se o olho tiver branco na primeira, segunda e terceira foto significa problema no olho. O normal é o olho vermelho.

Fonte: Rádio EBC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *