Quando os olhos não focalizam uma imagem com nitidez, embaçando a visão, o melhor é procurar um especialista. Você pode estar apresentando erros de refração. O problema acontece quando o feixe de luz ambiente, que atravessa o globo ocular para formar a imagem na retina, sofre algum desvio provocado pela anatomia do olho, impedindo a perfeita revelação da imagem na retina.

Os erros de refração são:

1. Miopia (ou visão de curta distância): acontece quando o globo ocular é muito comprido, ou a córnea é muito curva, e os raios de luz focalizam antes da retina. Neste caso, os objetos a distância perdem a nitidez.

2. Hipermetropia: quando os raios luminosos que vão em direção aos olhos se encontram num foco atrás da retina. Isso acontece quando o globo ocular é menor ou a córnea mais curva. Isso gera dificuldade para enxergar de perto, principalmente no caso de leitura de textos.

3. Astigmatismo: o feixe de luz incide em ângulos diferentes, porque neste caso o formato do globo é irregular e um pouco oval, gerando uma imagem borrada tanto de perto quanto de longe. É como enxergar através de um vidro ondulado.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 43% dos problemas visuais, em países em desenvolvimento, são causados por erros refrativos não corrigidos e 80% de todas as deficiências visuais podem ser evitadas ou curadas.

Esclarecimentos importantes sobre saúde ocular

  • Dor de cabeça pode ser sinal de miopia.

Verdade. Mas, normalmente, as dores de cabeça por causas oftalmológicas têm características próprias e resolvem com a correção do erro de refração feita pelo uso de óculos, lentes de contato ou cirurgia.

  • Quem usa óculos não pode doar a córnea.

Mito. Miopia, hipermetropia ou astigmatismo não alteram a estrutura da córnea.

  • Usar os óculos de outra pessoa faz mal.

Verdade. Os óculos são objetos pessoais, feito sob medida. Usar os de outra pessoa pode causar dores de cabeça, tonturas, enjoo e fadiga ocular.

  • Usar óculos continuamente faz o grau aumentar ou diminuir.

Mito. Isso não interfere na evolução de erros de refração, como miopia e astigmatismo.

  • Quem força a visão necessitará de óculos.

Mito. O esforço para ler é um uma consequência dos erros de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo) e não uma causa. Esses distúrbios, na maioria dos casos, são genéticos e nada têm a ver com os hábitos do dia a dia.

  • A cirurgia de miopia elimina para sempre o uso de óculos.

Mito. A cirurgia de miopia garante a redução do grau de miopia, porém não é garantido “zerar” o grau. A avaliação deve ser feita em cada caso. Cada caso possui suas particularidades.

  • O uso de lente de contato ou de óculos estabiliza o grau.

Mito. A correção do grau com óculos ou lentes de contato não estabiliza o grau, que pode alterar até os 25 anos, independente do uso de óculos. Os óculos ajudam a enxergar, mas não tratam o problema; não corrigem a lesão.

  • A cirurgia refrativa para corrigir o astigmatismo não tem nenhuma contraindicação.

Mito. A cirurgia refrativa não é indicada para portadores de astigmatismo que apresentem outras doenças oculares importantes como o ceratocone, glaucoma etc. Cada caso precisa ser avaliado por um especialista.

  • O astigmatismo só é corrigido como óculos ou lentes de contato.

Mito. Atualmente, a doença pode ser corrigida com a cirurgia refrativa a laser ou até mesmo com o implante de lentes intraoculares.

  • O astigmatismo pode provocar dor de cabeça nos momentos em que se fazem esforços visuais. O uso de óculos ou lentes de contato evita que a dor de cabeça se manifeste.

Verdade. Porém, esta não é a causa das dores de cabeça que se apresentam de forma intensa e frequente. A pessoa com astigmatismo que usa óculos ou lentes de contato não se queixa deste sintoma quando somente relacionado à visão.

Fonte: Revista Veja Bem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *