Entre todas as mudanças físicas e emocionais que as mulheres experimentam durante a gravidez, existe uma parcela que precisa de uma atenção especial: as possíveis alterações na visão. Mas fique tranquila, a maioria dos distúrbios é temporária, costumam diminuir principalmente nos últimos três meses de gestação e voltam ao normal após o bebê nascer.
Seguem seis sinais de atenção:
Olho seco – as alterações hormonais que acompanham o período podem reduzir a umidade dos olhos. Para contornar o problema e garantir o bem estar, aposte em colírios específicos ou lágrimas artificiais aconselhadas pelo obstetra.
Alteração de grau – outro reflexo das oscilações hormonais são possíveis mudanças refrativas, o que pode alterar a graduação dos óculos ou lentes de contato. Converse com seu oftalmologista sobre a possibilidade de só fazer correções após a gravidez.
Manchas pretas – esse é um detalhe que pede muita atenção, pois tanto a visão manchada quanto a percepção de pontos podem ser sinais de pressão alta durante a gravidez. Procure o seu médico e faça um acompanhamento para evitar consequências mais sérias, como o descolamento da retina. A visão manchada ainda pode ser indício de alto nível de açúcar no sangue, o que pode ser um sinal de diabetes gestacional. Por isso vale incluir também o acompanhamento contínuo com um oftalmologista durante o pré-natal.
Sensibilidade à luz – sintoma geralmente relacionado ás crises de enxaqueca, ele pode surgir com mais força também devido às mudanças hormonais. Caso seja necessário fazer uso de medicação, informe seu médico para garantir a dosagem e substância mais adequada para este momento.
Com esse cuidados simples você garante a tranquilidade e a sua saúde durante esse momento tão único.
Fonte: Portal HOSP