O outono já chegou e com ele temperaturas mais amenas, umidade do ar baixa e consequentemente, os problemas oculares. Sim, o tempo mais seco desse período coloca seus olhos em risco, já que eles ficam mais propensos a alergias e doenças.

A principal delas é a síndrome do olho seco, um problema que atinge cerca de 18 milhões de brasileiros. Essa síndrome altera a quantidade de lágrimas nos olhos, deixando-os mais secos, ficando mais propensos à ação de fungos e bactérias. Nos casos mais extremos, o ressecamento e as constantes infecções e inflamações podem levar à perda de visão.

As mulheres são as mais sujeitas à síndrome, por conta do contato das pálpebras com cremes e maquiagem. Mas também correm risco maior os usuários de lentes de contatos, idosos e quem trabalha em ambientes com ar condicionado e passa muito tempo em frente ao computador ou no trânsito.

As alergias também podem se tornar um problema sério, já que as constantes coceiras podem acabar deformando a córnea. A alergia pode atingir a córnea ou a conjuntiva. Neste último caso, ela causa a conjuntivite alérgica, que não é transmissível. Só a conjuntivite causada por vírus é contagiosa. Ela é mais comum no verão, mas pode acontecer também neste período porque é provocada pelo vírus da gripe.

Ao sinal de qualquer incômodo: coceira, olhos vermelhos, lacrimejamento, sensação de corpo estranho, visão borrada, etc; o melhor é procurar um médico. É muito comum as pessoas aplicarem colírio por conta própria, mas isso pode causar danos graves.

Algumas dicas para cuidar bem dos olhos nessa estação:

No dia a dia

– Durma bem para não “cansar a vista” mais rápido;
– Tenha uma boa alimentação, rica em vitamina A, E e ômega 3;
– Beba bastante líquido;
– Caso os olhos comecem a ressecar e/ou coçar, procure seu oftalmologista. Não faça compressas com soro fisiológico nem use colírios por conta própria;
– Evite locais com ar condicionado sem manutenção adequada;
– Caso a “vista esteja cansada”, feche os olhos por alguns segundos e olhe para o horizonte – por cinco minutos a cada hora;
– Umidifique ambientes de sua casa;
– Evite ácaros: deixe os ambientes de sua casa arejados, passe aspirador de pó e fique atento com a limpeza de seus bichos de estimação;
– Use o computador com altura, brilho e contraste adequados. E não exagere!

Fonte: Portal HOSP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *