Ceratocone é a doença que provoca um afinamento progressivo da porção central da córnea e conseqüente baixa da acuidade visual. O tempo de evolução desta patologia é variável e inicia-se, geralmente, na adolescência. Afeta homens e mulheres na mesma proporção e na grande maioria das vezes afeta os dois olhos.
Sintomas
O primeiro sintoma é o embaçamento visual, geralmente associado a miopia e astigmatismo. Fotofobia, prurido ocular, dor, lacrimejamento e redução do brilho corneal também caracterizam esta doença.
Como se faz o diagnóstico?
A identificação de um ceratocone é fácil quando este se encontra em estágios moderados e avançados. Porém, em fases iniciais, o diagnóstico torna-se mais difícil, requerendo detalhada história clínica, medidas da acuidade visual, refração, modernos exames complementares e avaliação de um especialista.
Qual o tratamento?
Em estágios iniciais, o uso de lentes de contato pode resolver os problemas visuais decorrentes do ceratocone. Em estágios avançados, no entanto, este recurso se torna insuficiente e o transplante de córnea pode ser realizado. Outras opções de tratamento são o Cross-Linking, Ceratoplastia lamelar e Anel intra estromal.