Pessoas que enxergam bem, normalmente, apenas procuram um médico oftalmologista quando a visão começa a falhar, o que ocorre em geral por volta dos 40 anos de idade. Queixas como sensação de vista cansada, coceira nos olhos, dificuldade para focalizar imagens próximas e lacrimejamento são as mais comuns às pessoas que procuram o atendimento oftalmológico nessa fase da vida.

Além da presbiopia (ou vista cansada), que pode ser resolvida com o uso de óculos para perto, outros problemas são mais frequentes a partir dos 40 anos:

Catarata

É definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.

Pode ser classificada como:

Aproximadamente 85% das cataratas são classificadas como senis, com maior incidência na população acima de 50 anos. A correção cirúrgica é a única opção para recuperação da capacidade visual do portador de catarata.

Leia mais sobre catarata clicando aqui.

Glaucoma

Doença ocular que provoca lesão no nervo óptico e campo visual, podendo levar à cegueira. Na maioria dos casos, vem acompanhada de pressão intraocular elevada, mas pode ocorrer também em “baixa pressão”. Em geral, o tratamento é feito com colírios. Se o tratamento clínico não apresentar resultados satisfatórios, pode-se indicar cirurgia. Veja imagens que exemplificam o glaucoma: clique aqui.

Retinopatia diabética

O diabetes é uma doença progressiva, que afeta, entre outras áreas do corpo, os vasos sanguíneos do olho. Portadores de diabetes apresentam um risco de perder a visão 25 vezes maior do que os demais. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a retinopatia diabética atinge mais de 75% das pessoas que têm diabetes há mais de 20 anos. O controle cuidadoso do diabetes, com uma dieta adequada e acompanhamento médico são as principais formas de evitar o desenvolvimento da retinopatia diabética. Para manter a visão, diabéticos devem passar rotineiramente por uma consulta oftalmológica. Saiba mais sobre esta doença, clique aqui.

Conheça outros problemas que podem afetar a visão no tópico “Doenças” deste site: a informação é o melhor caminho para prevenção!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *