Veja alguns desses tratamentos:
A partir de um exame oftalmológico geral, é verificada a condição da saúde ocular e a existência de erros refrativos ( grau ). Se a opção pelo uso de lentes for viável e recomendada, exames complementares podem ser realizados para que o oftalmologista possa indicar o tipo de lente ideal para cada pessoa. Há dois tipos de lentes de contato: rígidas e gelatinosas. Para cada caso existe uma indicação específica, e a escolha do tipo adequado só pode ser feita pelo oftalmologista após avaliação das necessidades de cada cliente.
O seu primeiro uso em Oftalmologia foi na degeneração macular relacionada à idade na forma exsudativa, trazendo enorme sucesso na regressão dos neovasos responsáveis pela perda da visão central. Pela primeira vez, conseguiram-se resultados animadores quanto ao ganho de visão na história das degenerações maculares senis.
O uso do avastin se estendeu as várias outras alterações como na retinopatia diabética, nas oclusões venosas, no edema macular pós-catarata e até nos glaucomas de origem neovascular.Este é o mais recente medicamento aprovado para o uso intra-ocular nos casos de degeneração macular relacionada à idade exsudativa. Elaborado especialmente para as degenerações senis, ele apresenta grande segurança e controle para a administração por esta via. Trata-se de uma molécula de menor tamanho e, por esta razão, tem maior penetração na retina e ação mais rápida e eficaz na resolução do processo neovascular.
Normalmente, são administradas 3 aplicações com intervalos mensais na abordagem inicial. A indicação de novas aplicações se fará pelo acompanhamento clínico através dos exames de fundo de olho, angiofluoresceinografia e OCT.Exame realizado com laser Nd: YAG laser, indicado principalmente para tratamento de opacidade capsular no pós-cirúrgico de catarata. Em alguns casos a cirurgia de catarata pode evoluir para uma opacidade em uma região do olho chamada de cápsula posterior, na qual a lente intraocular está apoiada. Essa opacidade evolui com piora na visão após a cirurgia, chamada por alguns como de segunda catarata, pois a visão volta a ficar turva. O processo de aplicação do laser elimina essa opacidade, restabelecendo a visão.
Procedimento cirúrgico que envolve a aplicação de luz intensa para queimar ou destruir estruturas intraoculares selecionada, como tumores ou vasos sanguineos anormais. Principais indicações: Retinopatia Diabética, Oclusões vasculares e lesões predisponentes ao descolamento da retina.